terça-feira, 8 de setembro de 2009

CÃES DE GUARDA? CUIDADO AO DOAR CÃES PASTORES E OUTROS GRANDÕES



Cães pastores são excelentes cães de guarda. No entanto, quando chegam as crises de displasia tão comuns em cães de grande porte, onde se incluem os pastores alemães, temos um problema.
A displasia (que é uma doença hereditária - daí a importância da castração) causa dores horríveis e chega até a impedir que o animal se locomova. Muitos deles se arrastam ou nem se levantam do chão. Nesse momento crítico, muitos donos em vez de cuidarem, os abandonam, sendo o cão jovem ou nem tanto (cães jovens tb podem apresentar DCF).

(É preferível não fazer nenhum comentário sobre as pessoas que tem coragem de abandonar um animal que não consegue andar e que está morrendo de dor Muitos pastores são encontrados neste estado)


Protetores resgatam, cuidam, levam ao vet, dão medicamentos, operam quando necessário. Deixam-nos com td em cima. Colocam-nos, então, para adoção.
E é aí que mora o perigo:
famílias adoram pastores porque são ótimos para guarda, são cães equilibrados e doces com as crianças, mas infelizmente só querem adotar filhotes.
 
Quem, além de criadores, cai matando pra adotar pastores adultos e outros grandalhões?
"Empresários" fajutos  do ramo de aluguel de cães. São dissimulados, envolventes, mentirosos, e oportunistas de plantão.
Se pegarem um desses cães que tanto demoraram pra ficar "em pé" novamente, vão usá-los pra cães de aluguel e abandoná-los na primeira crise de displasia (isto se não morrerem envenenados antes).
Volta-se à estaca zero. E pq?
Porque cão que tem displasia tem que tomar medicamento diariamente e nem criador e nem "locador" de cachorro gastam $$$ com remédio de uso contínuo.
 

Tenho 3 pastores idosos e displásicos. Quando foram colocados para adoção, choveram adotantes DO MAL, os famosos "locadores de cães". Tive muito nojo deles pela falta de amor e por serem oportunistas. Mentirosos profissionais. Quando a gente fala que vai entregar o animal, e que eles vão assinar termo de adoção, eles evaporam.
Eles os querem, sim. Mas querem vir buscar e levá-los não sei pra onde. Nunca mais ninguém vê.
Eu desisti de doar os meus. São velhos, já foram abandonados uma vez, não merecem o abandono de novo por caírem em mãos erradas. Estão comigo e tomam medicamento diariamente (glucosamina+condroitina).
Nem é tão caro, coisa que deveria ser dita nas clínicas veterinárias.
 

Pastores são vítimas, rottweillers, e tantos cães grandalhões.
São vítimas do abandono pela falta de informação sobre o controle da displasia e depois são vítimas por caírem nas mãos de exploradores que vão abandoná-los tb.

Cuidado com adotantes de cães de guarda. Não acredite em tudo que eles falam.
Verifique, exija documentos, faça termo de adoção, conheça o lugar onde eles vão ficar, obtenha informações com os vizinhos do adotante.
Não os entregue de bandeja nas mãos de quem nunca vai dar uma vida digna à eles.

Adotantes do bem existem, mas desconfie.
Desconfiando a gente pode até não acertar sempre, mas a gente pode acertar mais.
 
 


mais sobre DCF(displasia coxo-femural)
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=ortopedi.htm

Nina Villegas

www.cachorrolandia.nafoto.net
(conheça, adote, divulgue - atualizado diariamente)

www.perdimeucachorro.nafoto.net

(cães procurados pelos donos-sempre atualizado)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.